Aviso: as reclamações e eventos descritos neste podcast são simplesmente devaneios, e qualquer similaridade e identificação as reclamações e eventos são puramente coincidências e sem intenções.
Bom dia pessoas! você chegou no café com dicas, um oásis de sanidade na internet, pode ficar à vontade para fazer o que quiser, escute ou leia onde e quando você quiser, sou apenas uma eremita gritando devaneios no meio do deserto e de vez em quando uns transeuntes ouvem e até acham bonito.
Nesse episódio irei falar sobre gente escrota, queria falar sobre esse tema há um tempo, e aí houve acontecimentos no masterchef que me indignaram, e aproveitei para juntar um com o outro.
Nada de misturar o assunto daqui com neurodivergência, ou que a pessoa é assim pelo passado dela, que ela sofreu muito a história dela é triste, todo mundo sofre e tem história triste e nem por isso tem passe livre pra ser escrota, as vezes temos que dar o nome real aos bois, e tem gente que é escrota mesmo, é ruim, é cobra criada da pior espécie, nunca subestime a maldade humana achando que todo mundo é bonzinho no fundo só por que você mesmo é bonzinho.
Eu vi um vídeo de tiktok da Ana Paula Bezerra sobre 10 sinais que fazem reconhecer a maldade por trás das pessoas, em resumo, 10 sinais de uma pessoa escrota, vou listar e comentar aqui:
1.Elas se comportam como se nunca estivessem erradas
É aquela pessoa, que principalmente em trabalho em grupo, não assume os seus erros, se algo der errado, ela vai jogar a culpa em todo mundo e tirar o seu da reta.
2.As ações dessas pessoas não condizem com que elas falam
É aquela típica pessoa que, por exemplo, enche a boca pra falar do evangelho de cristo, aí nas ações é um judas iscariotes, trai todo mundo por vantagem.
3.Elas raramente falam obrigada, não tem gratidão
E se tu reclamar de ingratidão, ela vai dizer: ajudou por que quis eu não te pedi nada, e se esse ser dizer obrigado/obrigada algum dia, tu consegue ouvir os dentes rangendo de força pra tirar esse obrigado!
4.São imprevisíveis e inconstantes
Esse número 4 puxa com o 2, as ações não condizem com as falas, na verdade nada condiz com nada, é aquela pessoa que promete uma coisa, na prática, não faz, ou faz o contrário, e se perguntarem, ela diz que nunca prometeu nada, nunca falou nada, esqueceu, teve amnésia! a gente conhece muita gente assim…
5.Extremamente oportunistas
Esse ser vê a vida como um jogo, ele não consegue relaxar, tudo e qualquer coisa ele tem que tirar vantagem, e de tabela ficam super competitivos, eu entendo que muita gente acaba assim porque foi a escolha que a vida deu pra crescer, as vezes as pessoas devem ser estratégicas com os contatos que faz, ver o que as pessoas podem oferecer de bom, afinal, para vivermos em sociedade e pagarmos nossas contas precisamos fazer trocas, precisamos do ganha-ganha, mas pelo amor do santo cristo gente, não precisa ser assim a cada segundo, só relaxem, tem gente que não pode conhecer ninguém sem passar por cima dela, ou fica puxando saco, oferecendo coisa, forçando networking a ponto de interromper conversa alheia pra se vender, ainda vem com papo de "os mais rápidos e os mais espertos conseguem primeiro” vocês são as ratazanas mais gordas da corrida dos ratos isso sim, se orientem!
6.São sutilmente manipuladoras
Sabe aquela pessoa que tu sabe que ela é escrota, mas tu não consegue expor isso porque toda vez que você comenta isso com alguém a pessoa fala "mas fulano conversa tanto comigo ele é tão legal, por que você pensa isso dele?” é isso, a pessoa tem uma manipulação tão sutil que é difícil expor que ela é escrota, por que a estratégia dela é a seguinte: para as pessoas do externo, ela é a melhor pessoa do mundo, ela ajuda, ela conversa, ela é tão amiga, tão legal, tão galera, mas no íntimo, com as pessoas que ela tem intimidade, ela mostra as garras e despeja toda a personalidade real escrota dela, pois a natureza abusiva dela tem que ser extravasada em alguém, a pessoa escrota nunca vai confrontar seu lado sombra, ela prefere projetar sua sombra em outra pessoa!
7.Elas invalidam o sentimento alheio
Não tem empatia nenhuma, é o tipo de ser que fala que ter empatia é errado, sim tem gente que diz isso, elas simplesmente desprezam a dor do outro, isso quando não faz competição de fudido, a pessoa comenta que cortou o dedo na faca cortando frango, aí vem a pessoa escrota e diz: "isso daí não é nada não, eu cortei minha mão no pulso com uma peixeira pra cortar um pirarucu, fui no pronto socorro, quase perco a minha mão!”.
8.Elas são sempre as vítimas
São os alecrins dourados que nasceram no campo sem serem semeados! 30 pessoas já se afastaram dela, mas ela que é a vítima dessas 30 pessoas! ela nunca fez nada, ela só ajudava, todo mundo é escroto com ela, todo mundo tem inveja dela, e ela não está errada em nada! aí você convive 2 minutos com ela e descobre o porquê:
Você fala um
-Bom dia
Aí ela responde:
"Boa tarde, já passou de meio dia”
Você já percebe a pessoa assim!
9.São extremamente negativas
Uma coisa é você ser realista, outra coisa é você ser um espírito obsessor encarnado na terra! nada tá bom, tudo tá errado, tudo é uma merda, as pessoas são uma merda. Nunca ouse contar seus planos pra uma pessoa assim. Há uma linha muito tênue entre a pessoa te chamar a atenção em forma de crítica porque ela te quer bem, e uma pessoa escrota que finge que te quer bem, e usa as críticas como arma pra te sabotar, disfarçando com uma roupagem de "eu sou uma pessoa sincera e falo mesmo”. Geralmente a pessoa que te quer bem te critica e depois dá a solução ou te ajuda a melhorar, a pessoa escrota só critica mesmo, se você fizer um balanço, qualquer coisa que você apresentar a pessoa escrota critica.
10.Extremamente egoístas
Eu sou filha única, portanto, sou naturalmente egoísta, mas, em um concurso de egoísmo, eu não seria nem considerada a ser participante, por que o que tem de gente escrota que consegue ser pior, e ainda teve irmãos! é incrível! esse número 10 casa com o número 5 dos oportunistas e… puta merda, cria a cobra mais peçonhenta já catalogada! o bicho beira a psicopatia!
Eu até comentei isso no vídeo dessa lista e me rendeu centenas de curtidas: O triste é que esse tipo de gente é quem as pessoas mais confiam e caem no papo! por que sempre acontece isso? porque gente escrota é a pimenta no tédio de nossas vidas!
O melhor exemplo disso foi nesse masterchef, apareceu uma participante que bingou os sinais 1 2 e 4, ela era tão assim que houve uma indignação geral dos fãs, falaram que ela era favorecida por altos motivos, eu também fiquei tão indignada que tirei um tarô, e deu que ela não era favorecida, era a estratégia dela mesmo. Algo apareceu que não reparei muito, só foquei na resposta da pergunta, que ela ia ter o dela, e olha só: ela foi eliminada, a estratégia dela não se sustentou por muito tempo. As cartas acertaram! E fora isso, essa produção foi safada né? Colocou uma pessoa assim pra fazer o caos e criar engajamento no masterchef, e eliminou ela, aquele jogo de marketing do rage bait! é por isso que eu disse que gente escrota é a pimenta no tédio de nossas vidas, colocamos pimenta na comida pra ter aquele sabor ardido, pra sentir algo diferente além do sabor, as vezes acaba-se mantendo gente péssima na nossa vida, até de forma inconsciente, pra poder ter algo diferente da rotina! mas vamos ter a consciência de uma coisa, se gosta de pimenta, tem que aguentar quando sair por baixo, você aguenta o ardido depois de comer muita pimenta? pois é, não estou falando só de pimenta. E sim, isso é coisa de quem não aguenta o tédio da vida, as vezes a vida da pessoa está tão fácil que ela tem que pagar umas centenas de dólares pra escalar o monte everest, ou se enfiar em buraco estreito de caverna, a pessoa nunca teve um choque de realidade, nunca precisou de trabalhar em CLT, aí fica correndo risco pra ver se sente alguma coisa diferente, e também acabam deixando umas pessoas escrotas na vida por isso, simplesmente não aguentam o tédio que a paz traz.
O masterchef quando tem temporada com uma competição saudável e comida de alto nível tem um engajamento quase parando, aí colocaram uma pessoa pra fazer o caos e o programa voltou a engajar, a raiva é um sentimento muito contagioso, e quem manja de marketing e publicidade sabe disso, então fazem o tal do rage bait, que é uma armadilha de raiva, fazem isso a todo momento na internet, fulano totalmente desconhecido fala merdas imensas na internet e acaba famoso de um dia pro outro pois a raiva generalizada deu engajamento pra ele. Até quando essa estratégia de ódio vai se sustentar? Até quando vai ter besta caindo nesse jogo de ficar batendo palma pra doido dançar? Até quando vai ter doido fazendo merda de propósito porquê sabe que vai ter besta batendo palma pra ele?
Também tem gente que gosta de paz mas é reativa demais, se ficar brigando com qualquer um que te cutucar, bem, você vira o palco pra doido dançar. Há pessoas que reconhecem que são escrotas e que só conseguem atenção de forma negativa, então elas só vão se relacionar desse jeito escroto, e elas continuam com amizades, namoros, tem influência, conseguem os melhores empregos, pois mesmo de forma negativa, elas agitam o ambiente, dão pauta para as pessoas falarem, a pessoa escrota une as pessoas, nem que seja só pra falar mal dela, é como eu disse, é a pimenta forte que colocamos no almoço pra sentir algo diferente do feijão e arroz que comemos todos os dias. Mas será se vale a pena comer pimenta todo dia só pra sentir algo? Por isso que fico olhando o threads, o twitter do instagram, só pra encontrar algo pra me irritar.
O problema é excesso de dopamina na rotina, estamos tão acostumados com essa vida de obtenção de dopamina barata, comida fácil na geladeira, entretenimento enlatado em telas, curtidas nas redes sociais, nessa ânsia de escapar do sofrimento existencial, que acabamos focando mais em qualquer coisa negativa que acontece na vida, por finalmente sentir algo diferente!
Um grande exemplo disso é gente que cria conteúdo na internet, a pessoa posta e há duzentos comentários de gente elogiando e babando a pessoa, mas qual comentário o criador de conteúdo vai prestar atenção e fazer vídeo respondendo? O único comentário criticando ela!
Aí tem aqueles seres humanos que acham que relacionamento de verdade tem que ter briga, "eu mando meu amigo tomar no cu mesmo e ele me manda se fuder somos tão engraçados nossa amizade é tão sincera”, "Eu e meu namorado brigamos todos os dias e toda vez eu tenho razão, eu sou muito foda, eu mando no meu namorado”. Vocês precisam de terapia, que isso não é normal, isso é resultado de criação disfuncional, seus pais te negligenciaram na infância e vocês acham que amor é despejar ódio!
Assim, eu não estou falando pra vocês cortarem qualquer relacionamento que há o mínimo desgaste pra ter "paz”, também não estou dando uma de neo-cristão combatente da dopamina barata, largue seu celular, toma banho gelado e coma arroz com peito de frango virado pra parede, eu detesto esse discursinho que parece mais uma forma de fuga ao invés de realmente encarar seus problemas e entendê-los de uma vez por todas, ademais, é a dica que mando agora: simplesmente tenha a consciência dos perrengues que tu escolhe pra tua vida, sejam as pessoas escrotas na tua vida, ou outras coisas escrotas que você simplesmente aceita ao invés de fazer algo que resolva isso.
Aí te pergunto: quais coisas escrotas você está deixando entrar na sua vida?
Olha, se vier caboclo que me conhece encher meu saco, me acusando que tô falando dele nesse episódio, eu só vou responder: se a carapuça encaixou, você se entregou, que eu não estou falando de ninguém em específico, não estou expondo ninguém, não estou mencionando ninguém, se você é uma pessoa escrota, que se identificou com algo nesse episódio, só melhore, vai fazer uma sessão de descarrego, e fica bem longe da sociedade, se não der, só fique longe de mim, faça esse favor. É a melhor coisa que tu faz na sua vida.
Fica por aqui o café com dicas gente, se gostou do podcast, ou não, lembre-se de compartilhar o link, compartilha com quem entende do assunto, compartilha pra quem gosta do assunto, compartilha nos stories, posta alguma frase que você ouviu que é épica, você pode fazer download dos episódios enquanto estão no ar pra ouvir sem precisar de internet, esse podcast foi planejado para o seu conforto, e o meu também!
Os episódios são disponibilizados para ouvir no endereço do meu site emimiran.com/podcast é só entrar no site, não precisa de login, não precisa de aplicativo, é só chegar e ouvir! um brinde as pimentas das nossas vidas, e até a próxima pessoas!